
Tudo que você precisa saber sobre o Parque do Carmo
Se você gosta de curtir o fim de semana com a família ou relaxar em contato com a natureza, o Parque do Carmo é o lugar ideal!
A área pertencia à fazenda de Oscar Americano de Caldas Filho, onde o mesmo costumava aproveitar os finais de semana com a família e amigos. O Parque do Carmo está localizado em Itaquera, considerado o 2° maior parque de todo o estado, é uma das poucas áreas verdes na zona leste da cidade de São Paulo. O espaço conta com uma flora bem diversificada e uma rica fauna de Mata Atlântica.
Nesse artigo você ficará por dentro das atividades que podem ser realizadas dentro do parque:
Museu Parque do Carmo:
O parque abriga um museu, que conta um pouco mais da história dessa área verde e de sua ligação com a população japonesa, que colonizaram parte da região. O acervo fica em um enorme casarão, que era a sede da antiga fazenda, e possui objetos variados como: utensílios indígenas, retrato antigos de São Paulo, exemplares de jornal com reportagens sobre a revolução de 1932, mapa da Bacia Hidrográfica do Aricanduva, quadro da Pedreira de Guaianases, esqueletos de cobras e peixes, e até mesmo fósseis doados pela Universidade de Guarulhos.

Reprodução Fort Leste
Festa das Cerejeiras:
Há 35 anos comemora-se no parque, a tradicional Festa das Cerejeiras que celebra o florir da árvore símbolo do Japão e tornou-se a marca da comunidade nipônica que habita na região.
Todos os anos ocorre a prática do “hanami”, ritual que consiste em sentar-se sob as cerejeiras e admirá-las, porém não é só a linda paisagem que marca essa festa, os eventos culturais como shows de danças e a rica culinária japonesa fazem do evento o programa perfeito.
O festival das cerejeiras acontece, todos os anos, entre os meses de julho e agosto, das 9h às 17h e a entrada é gratuita.

Reprodução Via Trolebus
Planetário do Carmo:
O Planetário do Carmo é um espaço criado para o público brincar com a ciência, além de oferecer, muitos cursos rápidos e de graça. A obra tem cerca de 20 metros de diâmetro, com capacidade de atender até 170 pessoas por sessão.
Para quem nunca visitou, planetário é um lugar onde é possível simular um céu estrelado, ou seja, sem nuvem e sem poluição, o que gera grande interesse nos visitantes pois, por causa da poluição da cidade de São Paulo, não é possível admirar o céu como realmente é.
No Planetário do Carmo é possível simular o céu de 10 mil anos atrás ou para frente, além de simular o movimento dos planetas, eclipses, entre outros.

Reprodução Refúgios no Interior
Como chegar no Parque do Carmo?
Quem optar por ir ao parque de ônibus, tem as seguintes opções:
-
087 (EMTU) – Term. Santo André/ Metrô Itaquera
-
262 (EMTU) – Jardim Cambará/ Centro (Guarulhos)
-
352A-10 – Jardim Helena/ Term. São Mateus
-
3736-10 – Jd. Nsa. Sra. do Carmo/ Metrô Artur Alvim
-
3743-10 – Metrô Itaquera
-
407J-10 – Jardim Soares/ Tatuapé
Quem for de Metrô, tem acesso pela linha 3-Vermelha até a estação Corinthians-Itaquera.
E para quem escolher visitar de carro, a entrada é pela Av. Osvaldo Pucci, onde é possível encontrar um estacionamento gratuito.
O Parque do Carmo está situado na Av. Afonso de Sampaio e Sousa, 951 e funciona todos os dias, das 05h30 às 20h.
Bibliografia:
https://radiocidadesp.com.br/parque-do-carmo/
https://www.parquedocarmo.net/historia-do-parque-do-carmo/
https://www.areasverdesdascidades.com.br/2012/07/parque-do-carmo.html
Escrito por Ana Karolina